Quantcast
Channel: A Gente Viaja » lazer
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

A carioca Paula Lagrotta mandou a lista: os melhores blocos de rua no carnaval do Rio

$
0
0

Já passei o carnaval em Olinda (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), no cinema e até dentro do meu quarto. Mas nesse verão resolvi fazer algo diferente: vou pro HEOW! Ou  melhor, pro Rio! rsrsrs

Aliás, tem uma galeeeeeeeeera amiga aqui de Aracaju e de outros cantos do país que está indo para lá. O sambódromo, por razões financeiras e de angústia para cair na gandaia de Baco, ficou de fora da nossa programação.

Mas a minha hostess oficial no Rio, Paula Lagrotta, fez uma lista INCRÍVEL que ela batizou de: OS BLOCOS MAIS LEGAIS NA OPINIÃO DOS CARIOCAS HYPPADOS! Hahahahaha!!! Obrigadíssimo, Paulete!

Então capriche nas roupas leves, abuse dos adereços e fantasias, beba muita água, use protetor solar e camisinha e vamos aproveitar as dicas de Paula para curtir muito o Rio?

ATUALIZAÇÃO (14h06, sexta-feira, dia 7)

Para atualizações em tempo real,o serviço prestado pelo O Globo é imbatível: http://oglobo.globo.com/rio/blocos-de-carnaval/busca/
E ainda tem um aplicativo dos blocos para iPhone em que cada check-in conecta o usuário também no Face:
http://www.diariodorio.com/aplicativo-de-iphone-dos-blocos-do-rio/

SEXTA-FEIRA

A galera já começa a debandar do trabalho logo depois do almoço. A turma boêmia, que adora os blocos mais tradicionais, corre pra Santa Teresa e pro Centro. E lá temos duas opções incríveis pra abrir os trabalhos:

O primeiro é o Carmelitas. Um dos mais tradicionais e divertidos Blocos da cidade. Todo mundo vai fantasiado mesmo. E é uma farra pular carnaval nas ruas de Santa Teresa. Agora lota! Mesmo!

Carmelitas
Onde: Rua Dias de Barros com Ladeira de Santa Teresa
Horário: 15hs

Já quem prefere ir à Zona Sul também tem opções ótimas pra se divertir a azarar:

Vem Ni Mim Que Sou Facinha
Onde: Ipanema
Horário: 20hs
Lota!

Rola Preguiçosa – Tarda mas não Falha
Onde: Av. Epitácio Pessoa com Maria Quitéria, Ipanema
Horário: 20hs
Lota!

O pessoal que sai no Vem Ni Mim acaba se encontrando com o Rola Preguiçosa e vira tudo uma bagunça.

 

Laura, Elisa, Susana e Paula, nossa hostess, no Bangalafumenga / Foto: arquivo pessoal

SÁBADO

Começa cedo arrebentando com um dos mais tradicionais e divertidos blocos da cidade. O Céu na Terra, que rende as melhores fotos com foliões fantasiados, nos jornais e faz a alegria da galera que quer se divertir sem precisar ficar “posando” (como nos blocos da Zona Sul).

Céu na Terra
Onde: Praça Odilo Costa Neto, Santa Teresa
Horário: 8hs
Estilo: Marchinhas e Sambas Clássicos

O Céu na Terra é uma farra, agora tem que chegar cedo, tipo 7h30 da manhã, pra se posicionar e conseguir sair com o cortejo porque Santa Teresa e aquelas ladeirinhas estreitas… afff!!!

Já que é uma lista de clássicos, não podemos deixar de mencionar o Cordão do Bola Preta. Só que é preciso muita, mas muita disposição pra se mandar pro Bloco que bate recorde de público todos os anos. Esse ano vai ter até gente do Guinness lá pra conferir o “maior bloco do mundo”.

Enfim, não recomendo porque acaba sendo um espetáculo pra falar sobre, mas bem desconfortável para estar!

Cordão do Bola Preta
Onde: Cinelândia, Centro
Horário: 9hs
Estilo: bloco das antigas. Mas enche, enche muito!

Abrindo a tarde tem o Sassaricando, na Glória. Não enche muito, é cool, e a galera vai fantasiada mesmo. Todo mundo se esmera. O bloco é formado pelos cantores/atores do musical Sassaricando: Eduardo Dusek, Pedro Paulo… Pra quem curte marchinhas, é um dos mais “confortáveis” blocos. Tem azaração, mas o ponto alto são grupos de amigos que vão juntos pra se divertir.

Sassaricando
Onde: Glória
Horário: 13h
Enche? Mais ou menos

Em Copacabana rola o Empolga às 9hs, um dos mais esperados blocos pela galera jovem. O Empolga, inclusive, se apresenta durante o ano todo na Lapa, e é bem divertido porque além de sambas, toca também MPB e Pop. Enche bastante, mas a vale a pena porque tem muita gente bonita, clima de azaração e bastante diversão. Sem contar que o Bloco é na praia, então quando tá muito calor (que é sempre!) todo mundo vai pra água dar um mergulhão, de fantasia e tudo!

Empolga às 9
Onde: Praia de Copacabana, em frente à Rua Rainha Elizabeth
Horário: 11hs
Enche: muito!

Em Botafogo tem o Barbas, um bloco bem tradicional, que a galera jovem mais cool adora, como os de Santa Teresa. O pessoal vai fantasiado e o repertório é basicamente de marchinhas e sambas.

Barbas
Onde: Esquina da Rua Arnaldo Quintela com Rua Assis Bueno, Botafogo
Horário: 15hs
Enche: muito

E aí tem Ipanema, com a famosa Banda de Ipanema, a maior concentração GLS da cidade, com todo mundo fantasiado. É divertido inclusive ir “assistir” a banda passar, porque nesse bloco mais do que desfilar ou pular carnaval, o pessoal gosta mesmo é de performar!

Banda de Ipanema
Onde: Praça General Osório
Horário: 15hs
Enche muito, mas muito mesmo!

No Leblon está uma das melhores opções de bloco com bastante clima de “azaração” que caracteriza os bloquinhos mais “zona sul”. É o Azeitona sem Caroço, que tem esse nome porque sai na frente do bar que tem esse nome: Azeitona. Desfila pela rua Dias Ferreira, que inclusive fica fechada o dia todo. Assim, mesmo depois que termina o bloco a galera continua por ali, pelo final do Leblon, até de noite, fazendo o clima do Baixo Leblon (Pizzaria Guanabara, Jobi e Diagonal).

Azeitona sem Caroço
Onde: Rua Dias Ferreira, 605 – Leblon
Horário: 11hs
Enche bastante

A amiga Anne Moraes (de óculos amarelo) no carnaval desse ano, no bloco Fogo e Paixão, que homenageia o cantor Wando / Foto: Arquivo pessoal

DOMINGO

Domingo é o dia classic do Carnaval no Rio. O dia abre com o mais querido, animado e festejado cortejo da cidade: o Cordão do Boitatá. A galera realmente acorda cedo e se manda para o Centro, para se concentrar e sair desfilando pela Rua do Mercado, até chegar em frente à Assembléia, onde se encontra com outro Bloco, o Boi Tolo. E aí é uma farra!

A boa é ficar ali até umas 10hs da manhã e depois partir pro Aterro pra pegar o Bangalafumenga começando! O Banga é um dos mais simpáticos blocos do Rio. A bateria é formada por alunos da Oficina de Percussão do Banga, que ensaia o ano todo, na Fundição Progresso. Tudo “percussionista” não profissional, mas um povo que já está super ensaiado, e comandado pelo Mestre Negão acompanha Rodrigo Maranhão e sua banda, em clássicos pop de samba, funk e outros ritmos, como Jorge Benjor, Paralamas do Sucesso, Tim Maia, Zé Ramalho e tal.

Aliás, falando em Zé Ramalho, ponto alto do bloco é “Frevo Mulher”, onde realmente a galera sai do chão cantando “é quando o vento sacode a cabelereira, a trança toda vermelha”. Outro ponto alto da apresentação do Banga (que agora toca parado, não desfila) é a Ciranda que o Bloco faz no final, com todo mundo dando as mãos. No Banga tanto a Bateria como a galera que vai se divertir no bloco, investe em fantasias!

Cordão do Boitatá (atualização às 13h50 desta sexta, dia 8 de fevereiro)
Onde: O Baile do Boitatá na Praça XV (depois de 10 anos eles não sairão em cortejo, tocarão parados)
Horário: 12h
Enche: muito!

A multidão que acompanha o Bangalafumenga / Foto: Paula Lagrotta

Bangalafumenga
Onde: Aterro do Flamengo, em frente ao Coreto Modernista
Horário: 10hs
Enche: Muito! Mas vale muito a pena!

Outro grande cult do carnaval do Rio é o Bloco Simpatia é Quase Amor, que todo ano escolhe um tema ou alguém pra homenagear. O grito de guerra, que abre o desfile – “Alô burguesia de Ipanema, olha o Simpatia aí, gente!”, arrasta quase 20 mil pessoas, entre jovens, famílias, crianças,  até a Orla de Ipanema. Seus padrinhos, saudosos, são Dona Zica da Mangueira e Albino Pinheiro (o famoso fundador da Banda de Ipanema). O “Simpa” como carinhosamente é chamado, tem pavilhão nas cores amarelo e roxo, supostamente inspirado nas cores do ENGOV, rs.

 

Bloco Simpatia É Quase Amor / Foto: Raphael Braga

Simpatia é quase Amor
Onde: Concentra na Praça General Osório e desfila pela Orla de Ipanema
Horário: 15hs
Enche: muito, mas é divertido.

Também em Ipanema, tem o Que Merda É ESSA, que acaba funcionando  – pra quem é forte! – numa espécie de espera pra ir pro Simpatia. Não enche muito, e reúne a galerinha da Zona Sul.

Que Merda é Essa
Onde: Garcia D’Avila com Nascimento e Silva
Horário: meio-dia
Enche: não muito

SEGUNDA-FEIRA

A segunda-feira começa com um bloco bem tradicional de Laranjeiras, um bairro que gosta da boemia do carnaval. É o Volta, Alice, que sai na rua Alice e reúne a galera de Laranjeiras, Botafogo, Flamengo e mais quem curte carnaval bom. É um bloco tradicional.

Volta, Alice
Onde: Rua Alice, Laranjeiras
Horário: 9hs
Enche: sim

Em Santa Teresa também tem uma boa opção pra quem gosta de Carnaval e é exigente com a Bateria! Trata-se do elogiado Aconteceu, que reúne integrantes de outras baterias bastante respeitadas, como a do Carmelitas.

Aconteceu
Onde: 15hs
Horário: Largo dos Guimarães, Santa Teresa
Enche: não muito

Agora em Copacabana o bicho pega com o Affroreggae. Enche mesmo! E desfila pela Orla de Ipanema. Funciona como uma pré-praia!

Affroreggae
Onde: Posto 9, Praia de Ipanema
Horário: 8hs
Enche: Muuuuuuiiito

Na parte da tarde tem os blocos hyppados do Carnaval do Rio. temos o Sargento Pimenta, um dos mais novos blocos da cidade (tem dois anos, só), que só toca Beatles em ritmo de carnaval. É uma farra e enche pra caramba. E também o divertidíssimo Bloco Cru, que só toca rockn’roll em rítmo de samba.

Orquestra Voadora
Onde: Aterro do Flamengo, na altura do Coreto Modernista
Horário: meio-dia
Enche: muito, mas vale muuuuuiiiito a pena

Sargento Pimenta
Onde: No Aterro, entre a Passarela do
Horário:15hs
Enche: muuuuuuuiiiito

Bloco Crú
Onde: Praça XV
Horário: 16hs
Enche: Sim. E é rock n’roll!

Bloco em Santa Tereza


TERÇA-FEIRA GORDA

O dia começa com o Carmelitas, que desfila pela segunda vez no Carnaval.

Pra galera cool da Gávea que não quer se mandar pro Centro e pro Aterro, tem um bloquinho ótimo pra ir antes da praia. É A Rocha. Reúne basicamente a galerinha ali da Gávea, Jardim Botânico e mais Leblon. Gostoso e ótimo pra azarar.

A Rocha
Onde: Praça Santos Dumont
Horário: 9hs
Enche: não muito

No Arpoador rola o Rio Maracatu, um respeitadíssimo bloco que toca o ano todo e tem uma ótima Oficina de Percussionistas. Reúne gente jovem e que gosta de música – “a galera da música”. E é no Arpoador, que é ótimo!

Rio Maracatu
Onde: Arpoador, Parque dos Patins
Horário: 10hs
Enche: Sim

Agora, no fim da tarde, o bicho pega mesmo é com a Banda de Ipanema, um dos emblemas boêmios do bairro de Ipanema. Tem de tudo: família, gente jovem, travestis e muita fantasia.

Banda de Ipanema
Onde: Praça General Osório
Horário: 18hs
Enche: muito

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Na Gávea tem o queridíssimo Me Beija, qQue Eu Sou Cineasta. Reúne gente jovem e gente jovem de espírito, hahaha. Cineastas e simpatizantes. Funciona como “bloquinho pré-praia”, não enche muito e super tem o clima do 5o dia de Carnaval, onde já está todo mundo meio cansado de tanta aglomeração.

Me Beija, Que Eu Sou Cineasta
Onde: Praça Santos Dumont – Gávea
Horário: 9hs
Enche: não muito

E a marchinha que a galera do Rio, Te Amo fez? Já pode ouvir e entrar no clima AQUI!

#RioTeAmo

Mas o dia é mesmo pra recarregar as baterias, pra frequenter os botequinhos, pra ir a praia e dar uma descansada. Na quinta e sexta-feiras a cidade continua fervendo, mas o ideal é se concentrar pro último suspiro, no fim de semana.

SÁBADO DAS CAMPEÃS (por conta do Desfile de Campeãs na Sapucaí)

No Sábado a melhor opção é o Mulheres de Chico, que faz releituras das músicas do Chico Buarque. Muito divertido, muito bom.

Mulheres de Chico
Onde: Praia do Leme
HOrário: 17hs
Enche: sim, mas é muito divertido

DOMINGO, O GRAN FINALE!

E, finalmente no Domingo que fecha a semana de Carnaval, às 9hs, arranca o Monobloco, na Av. Rio Branco, com uma média de 500 mil foliões acompanhando a incrível bateria do grupo. O Monobloco é um dos precussores dos blocos pop do Rio e se apresenta no país todo ao longo do ano. Pedro Luís, seu criador, interpreta com a bateria clássicos da mpb, funk, samba e pop.

Ao meio-dia tem a imperdível Orquestra Voadora, no Aterro, com uma banda de metais sensacional que toca trilhas de cinema, rock, funk, um barato! É um das melhores perfomances do Carnaval de rua do Rio!

E aí? Preparados? VAMOS CARNAVALIZAR!!!

ATUALIZAÇÃO (às 18h30 desta quinta, dia 7 de fevereiro)

A Anne Moraes mandou umas dicas, então resolvemos incluir!

SÁBADO

Escangalha
Onde: concentra na praça Santos Dumont, na Gávea.
Horário: 9hs às 15hs

Eu sempre “começo” meu carnaval no Escangalha, pq não dou conta de levantar cedo pra ir no Céu Na Terra. Rsrsrs
O bloco não é gigante, mas enche bastante pq ele sai numas ruazinhas minúsculas do BG. E só dá gente bonita!

Exalta Rei
Onde: Buraco do Lume, Centro
Horário: 15hs às 21hs

O nome já diz tudo. Músicas do Rei em ritmo de marchinha! Ano passado foi a primeira vez que o bloco desfilou de forma oficial. O Exalta Rei surgiu no Carnaval de 2009, num desfile improvisado pelas ruas da Urca. Tem uma história curiosa nesse primeiro ano que o bloco surgiu. No finalzinho o bloco parou em frente ao prédio do Roberto Carlos, que mora na Urca, com quase 4 mil pessoas. O cantor apareceu na sacada do edifício e acenou para os foliões. No ano seguinte, o bloco não fez desfile de Carnaval e, em 2011, houve apenas um baile, na Lapa. O bloco atrai muita gente nova e descolada. Ótimo para azarar, como diz a Lagrotta! rs

TERÇA-FEIRA GORDA

Último Gole
Onde: Parque dos Patins, Lagoa
Horário: 16h às 22h

É o bloco que fecha o meu carnaval, sempre!!! Ele começou bem pequeno, só para moradores dos arredores da Praça Pio XI no Jardim Botânico. É um bloco parado, não desfila e tem um climinha de quermesse super família, com barraquinhas próprias. Durante muito tempo acho que ele nem fazia parte do calendário oficial dos blocos pq ele nunca era divulgado. Mas, como acontece com todo bloco bom, ele foi ficando conhecido e atraindo muuuita gente. Provavelmente foi por isso que esse ano eles mudaram para o Parque dos Patins, na Lagoa, um espaço maior que a praça. Espero que isso não altere o clima de “quermesse do bairro” que só o Último Gole tem!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images